Menú Cerrar

Comissão técnica de Biomecânica

Promotor: Jorge Belinha & Renato Natal Jorge

 

 

 

Jorge Belinha possui uma licenciatura em Engenharia Civil (2002), um mestrado em Engenharia Estrutural (2004), e um doutoramento em Engenharia Mecânica (2010). Todos os seus graus académicos foram obtidos na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Desde 2002 é investigador na FEUP e no INEGI. Tem colaborado em projectos de investigação nacionais e internacionais, em cooperação com parceiros clínicos e académicos. As grandes áreas de interesse na mecânica computacional são: métodos avançados de discretização (elementos finitos de alta ordem e métodos em malha); mecânica dos sólidos não linear (elasto-plasticidade, dano, contacto, mecânica da fractura, optimização estrutural, problemas termomecânicos); remodelação do tecido ósseo, modelos constitutivos para o tecido ósseo, hemodinâmica, biomecânica dentária, biomecânica celular. Como resultado da sua actividade de investigação, ele publicou até 2015: um livro com distribuição internacional (http://www.springer.com/gp/book/9783319063997) ; 45 artigos em revistas científicas internacionais com revisão por pares; 18 capítulos de livros; e é o autor de mais de 200 trabalhos publicados em actas de congressos. Em termos de impacto, apresenta um h-index de 17 na scopus.
Relativamente à sua componente pedagógica, Jorge Belinha é desde 2009 professor convidado da FEUP, leccionando várias unidade curriculares, tais como: Mecânica 1; Mecânica 2, Mecânica dos Sólidos; Mecânica dos Meios Contínuos; Elementos Finitos; Técnicas Avançadas de Discretização; Simulação Biomecânica e mecânica das estruturas.
Adicionalmente, ele já supervisionou cerca de 30 teses de Mestrado e presentemente é o orientador de 6 teses de Doutoramento.

Renato Natal Jorge é actualmente Professor Associado com Agregação na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec), tendo ocupado anteriormente no mesmo Departamento as posições de Professor Auxiliar (1999-2008), Assistente (1991-1999) e Assistente Estagiário (1988-1991). Obteve em 1987 a licenciatura em Engenharia Mecânica na FEUP, tendo obtido pela mesma Universidade o título de Mestre em Engenharia Estrutural (1991) e o doutoramento em Engenharia Mecânica (1999). Entre 2007 e 2011 foi Coordenador Científico da Unidade Concepção e Validação Experimental, unidade de investigação do Instituto de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (IDMEC-Pólo FEUP) integrando entre 2011 e 2014 a Direção do mesmo instituto.

Preámbulo

Fruto de uma investigação de excelência, nas últimas décadas, a Biomecânica tem contribuído indubitavelmente para a ampliação das fronteiras do saber. Actualmente, a Biomecânica ocupa um importante lugar nas ciências da Engenharia, conduzindo ao desenvolvimento de importantes aplicações com relevância nos domínios da medicina, dos biomateriais, da bioengenharia, da biologia, da ergonomia, do desporto, da terapia ocupacional, da reabilitação, da acessibilidade, etc.

É objectivo da comissão técnica em Biomecânica procurar promover e incentivar o dialogo e a colaboração entre os intervenientes da comunidade científica, técnica e industrial em Biomecânica, incluindo o setor da saúde, de modo a potenciar o crescimento técnico-científico e a intervenção deste ramo do saber no seio da Federação.


Objetivos Generales

De modo a potenciar ainda mais a Biomecânica como ramo principal da engenharia mecânica nomeadamente na comunidade ibero-americana, propõem-se os seguintes objectivos:

1 – Estabelecer fóruns de discussão e difusão de conhecimento entre o meio académico (Universidades e Institutos de investigação e tecnologia), o meio empresarial e o setor da saúde, promovendo a organização consistente e periódica de congressos, workshops e simpósios internacionais.

2 – Potenciar a criação de estruturas que permitam estabelecer contactos e colaborações entre o meio académico e científico e o meio profissional e empresarial ligados à temática da Biomecânica, de modo a promover parcerias e projectos de investigação alargados.

3 – Promover o diálogo e a colaboração entre universidades Iberoamericanas com o objectivo de actualizar e melhorar o ensino da Biomecânica.


Actividades

A comissão técnica propõe-se a desenvolver uma série de actividades de modo a atingir os objectivo mencionados:

1 – Promover visitas académicas entre os membros da comissão técnica de modo a dar a conhecer os trabalhos que estes desenvolvem.

2 – Fomentar o intercâmbio de estudantes (de graduação e pós-graduação), investigadores e professores entre as instituições académicas dos membros da comissão.

3 – Preparar e propor projectos em colaboração entre as instituições académicas dos membros da comissão, de modo a concorrer a financiamento privado ou público.

4 – Preparar e propor teses doutorais em biomecânica nas diversas instituições académicas dos membros da comissão preferencialmente em colaboração.

5 – Procurar financiamento para o desenvolvimento de doutoramentos.

6 – Criação e apoio de propostas de programas de mestrado interuniversitário ibero-americano no âmbito da biomecânica.

7 – Organizar e apoiar a organização de conferências, simpósios e workshops no campo de acção da biomecânica.

8 – Organizar e apoiar o reconhecimento das melhores teses de doutoramento e individualidades que se destacaram no campo científico da biomecânica.

9 – Informar o comité executivo das actividades realizadas pela comissão técnica em Biomecânica.


Tópicos

Sem caracter limitativo, elencam-se alguns dos temas da comissão técnica em biomecânica

  • Antropometria
  • Biofabricação
  • Biomateriais
  • Biomecânica Cardiovascular, Biofluidos e Hemodinâmica
  • Biomecânica Celular e Molecular
  • Biomecânica Computacional
  • Biomecânica da Lesão/Impacto
  • Biomecânica de Reabilitação
  • Biomecânica Desportiva
  • Biomecânica do Crânio e Coluna
  • Biomecânica do Sistema Músculo‑esquelético
  • Biomecânica dos Tecidos
  • Biomecânica na Natureza
  • Biomecânica Ocupacional
  • Biomecânica Orofacial
  • Biomecânica Ortopédica
  • Biomecânica Respiratória
  • Cirurgia Assistida por Computador
  • Engenharia dos Tecidos
  • Ensino da Biomecânica
  • Mecânica Experimental em Biomecânica
  • Mecanobiologia
  • Órgãos Artificiais
  • Visão por Computador em Biomecânica

Formulario de inscripción

    Esta web utiliza cookies propias para su correcto funcionamiento. Contiene enlaces a sitios web de terceros con políticas de privacidad ajenas que podrás aceptar o no cuando accedas a ellos. Al hacer clic en el botón Aceptar, acepta el uso de estas tecnologías y el procesamiento de tus datos para estos propósitos. Más información
    Privacidad